FAQ
Tudo o que você precisa saber sobre a CardioWays

CORAÇÃO ARTIFICIAL
O que é um coração artificial?
Dispositivo mecânico que substitui temporária ou definitivamente a função do coração, garantindo a circulação do sangue quando o órgão não tem condições de atuar sozinho.
Em quais casos o coração artificial é indicado?
Para pacientes com insuficiência cardíaca avançada que não respondem a outros tratamentos e não têm indicação para transplante cardíaco.
Qual a diferença entre coração artificial e transplante cardíaco?
Enquanto o transplante usa um coração humano doado, o coração artificial é um dispositivo mecânico implantável. No caso da CardioWays, utilizamos o Heartmate 3, com tecnologia avançada e único do seu tipo autorizado pela Anvisa.
O coração artificial substitui o coração natural para sempre?
Depende. Pode ser usado como suporte temporário até o transplante ou como solução definitiva.
O implante de coração artificial é seguro?
Realizado por equipes especializadas, o implante tem resultados equivalentes ao transplante cardíaco tradicional, com ganhos em qualidade de vida e bem-estar, com as melhores práticas nacionais e internacionais de saúde.
Como saber se um paciente é elegível para o implante de coração artificial?
A elegibilidade é avaliada por uma equipe multidisciplinar com base em exames clínicos e nas condições de saúde do paciente, disponível para todas as faixas etárias.
Como é o acompanhamento do paciente após o procedimento?
Contínuo, com equipe médica integrada, alta disponibilidade, consultas regulares, monitoramento do dispositivo e da recuperação clínica, planejamento de reabilitação cardíaca, atenção aos problemas com soluções imediatas para todas as situações.
O coração artificial é coberto pelos planos de saúde?
Sim. O dispositivo foi incluído no rol de procedimentos da ANS em 2024, levando planos de saúde a oferecer cobertura conforme os critérios clínicos de indicação e definidos pela equipe médica.
O tratamento tem potencial de reduzir as internações no hospital?
Sim, o dispositivo e os cuidados adequados com a insuficiência cardíaca avançada reduz as internações, reduzindo custos para o paciente e elevando seu bem-estar.

PARCEIRA DOS MÉDICOS
Como é a parceria da CardioWays com o médico?
Nossos especialistas de diferentes áreas da cardiologia integram uma jornada unificada de apoio. Sua linha de tratamento completa inclui tecnologia avançada, como coração artificial, ampliando opções terapêuticas e o potencial de solução do médico.
A CardioWays oferece suporte pós-implante?
Sim. A equipe atua junto ao médico em todas as fases do tratamento de insuficiência cardíaca, com protocolos de acompanhamento e suporte contínuo.
Como funciona o processo de elegibilidade para o implante?
A elegibilidade é avaliada por um comitê multidisciplinar da CardioWays, com base em critérios clínicos, idade, comorbidades e condição funcional do paciente, garantindo indicação precisa e segura.
O médico precisa fazer parte da equipe da CardioWays para indicar o coração artificial?
A indicação definitiva é feita pelo comitê da Cardioways. O médico identifica o potencial paciente e participa da tomada de decisão de forma ativa. Também há apoio do grupo ao médico no direcionamento do paciente.
A parceria com a CardioWays concorre com o transplante?
Não. As terapias são complementares, não concorrentes. A CardioWays atua em pacientes contraindicados para transplante cardíaco, ampliando as opções terapêuticas disponíveis.
Qual o dispositivo utilizado para o implante de coração artificial?
Trata-se do HeartMate 3, da Abbott, único dispositivo de assistência circulatória mecânica aprovado pela Anvisa no Brasil e considerado padrão-ouro no tratamento da insuficiência cardíaca avançada ou refratária.
O HeartMate 3 é solução para todo caso de Insuficiência Cardíaca?
Não. Ele é indicado para disfunção do ventrículo esquerdo. Os casos no ventrículo direito devem ser avaliados. Se o paciente não for candidato ao dispositivo inicialmente, após organização do tratamento ele pode vir a ser.

EFICIÊNCIA PARA HOSPITAIS E OPERADORAS
- Como funciona a operação da CardioWays dentro do hospital parceiro?
O hospital não precisa treinar nem mobilizar equipes. Nós assumimos essa jornada de cuidados cardíacos integrados, permitindo que o hospital cuide de outras áreas do atendimento e ofereça um serviço avançado.
- De que forma a CardioWays otimiza os custos do tratamento?
Além de reduzir internações, responsáveis por 70-80% dos custos de tratamento, os benefícios do coração artificial e a experiência da equipe médica melhoram a eficiência dos processos e garantem previsibilidade da operação e de custos.
- Como a CardioWays agrega valor e nível de serviço ao hospital?
Ajudamos o hospital a se tornar referência em terapias avançadas, como coração artificial e Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO), permitindo expandir o atendimento e oferecer um serviço de alta complexidade sem ampliar infraestrutura.
- Como a CardioWays apoia o hospital na relação com as operadoras de saúde?
Auxiliamos na negociação e formatação de modelos assistenciais mais previsíveis e sustentáveis, reduzindo custos e melhorando resultados clínicos e operacionais.
